O III Colóquio Internacional de Filologia e História (COFHIS) é um evento promovido pelo GEFILL – Grupo de Estudos Filológicos e Lexicais do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, pelo NEHiLP – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa e pelo Embira – Laboratório do Papel, ambos da Universidade de São Paulo, pelo CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora/Fundação para a Ciência e Tecnologia, e pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Ligando Patrimónios (Universidade de Évora). O Colóquio conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo, do Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia, da Universidade de Évora e do Arquivo Nacional.
Nesta terceira edição, o COFHIS será sediado na Universidade de São Paulo, nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2025, e ocorrerá de forma presencial. O evento tem por objetivo promover diálogos interdisciplinares entre as áreas de Filologia, Linguística Histórica e História, reunindo estudantes de graduação, pós-graduação, pós-graduados, professores e pesquisadores universitários, professores da educação básica e demais interessades, em torno do tema Metodologias em perspectiva e desafios político-sociais contemporâneos.
Em um contexto marcado por crescentes tensões sociais e instabilidades políticas que afetam também diferentes formas de circulação e preservação do conhecimento, o III COFHIS propõe uma reflexão crítica sobre metodologias em perspectiva, tal como vêm sendo desenvolvidas nas pesquisas em Filologia, História e Linguística Histórica, e sobre como dialogam com os contextos sociopolíticos que as moldam. O evento destaca a importância de se trabalhar com os textos reconhecendo-os como produtos de conjunturas específicas e, ao mesmo tempo, como instrumentos ativos na construção de memórias e narrativas. Nesse sentido, a escolha do texto que se estuda, edita, interpreta ou divulga é também uma escolha política. Ao reunir estudiosos de diferentes áreas e instituições, o III COFHIS busca promover um debate aprofundado sobre práticas de investigação comprometidas com a compreensão do papel do conhecimento na transformação da realidade. Assim, o evento não apenas amplia as possibilidades interdisciplinares de abordagem de textos históricos, mas também se afirma como espaço de resistência acadêmica, de construção de memórias e de valorização das múltiplas vozes que compõem nosso passado e nosso presente.
EIXOS TEMÁTICOS:
- Métodos em Filologia e História
- História e memória social
- Linguagem, identidade e poder
- Léxico, história e cultura
- Literatura, arquivo e história
- Ensino, sociedade e política
COMISSÃO ORGANIZADORA:
- Eliana Correia Brandão Gonçalves (UFBA)
- Phablo Roberto Marchis Fachin (USP)
- Vanessa Martins do Monte (USP)
- Maria Filomena Gonçalves (Universidade de Évora/CIDEHUS/FCT/ Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: Ligando Patrimónios)
- Verena Kewitz (USP)
- Maria Elizabeth Brea Monteiro (AN)
- Ana Paula Negrão Ferreira (USP)
- Beatriz de Freitas Cardenete (USP)
- Elisa Hardt Leitão Motta (USP)
- Otavio Albano (USP)
- Regina Jorge Villela Hauy (USP)
- Thiago de Santana Silva (USP)
Modalidade: ouvinte e comunicação oral.
Contato: cofhis@gmail.com