DATA DE SUBMISSÃO: de 25/03/2021 a 15/06/2021
O ensino de Português como Língua Adicional (PLA) está presente em diversas instituições pelo mundo: escolas, universidades e institutos. Sendo a quinta língua mais falada no mundo, o Português está presente em cerca de nove países (Brasil, Portugal, Angola, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Equatorial), em quatro continentes (América, África, Europa e Ásia), além da RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), onde é cooficial ao Mandarim até o ano de 2049. Segundo dados estatísticos fornecidos por Oliveira (2013), o português ocupa oficialmente 10,7 milhões de km² e possui entre 221 e 245 milhões de falantes como primeira ou segunda língua em variados graus de proficiência. Esse número cresce em velocidade variada entre os continentes.
Pensando nessa realidade, esta edição da Revista Letrônica tem como objetivo reconhecer os diversos contextos internacionais de ensino e aprendizagem de PLA. Portanto, para este número em específico, serão considerados artigos que abordem os seguintes eixos temáticos:
Ensino de PLA e prática pedagógica contextualizada
Ensino de PLA para propósitos específicos
Formação de professores de PLA
Linguística aplicada para o ensino de PLA
Políticas linguísticas e ensino de PLA
ORGANIZAÇÃO:
Dra. Cristina Becker Lopes Perna (PUCRS – Porto Alegre, RS, Brasil)
Dra. Luciana Andrade Stanzani (Universidad de los Andes – Bogotá, Colômbia)
Doutorando Anderson Dick Smidarle (PUCRS – Porto Alegre, RS, Brasil)
Link: