Este dossiê possui o objetivo de reunir trabalhos que contemplem um panorama de epistemes e quadros analíticos que possam ser mobilizados para compreender como a produção de conhecimentos outros (Arroyo, 2014) no campo do hispanismo brasileiro responde as complexas questões que envolvem decolonialidade, políticas identitárias, educação e linguagem, no momento de tensionamento vivido atualmente na sociedade brasileira e mundial. Assim, problematizamos o modo de produzir, gerir e legitimar conhecimentos (Baptista, 2019; 2017) bem como em experienciá-los no contexto da modernidade/colonialidade (Maldonado Torres 2007; Gómez Quintero, 2010; Grosfoguel, 2006 e Castro Gómez, 2007). Desse modo, a partir de uma perspectiva crítica e decolonial (Argüello Parra, 2015), buscamos vias e estratégias de enfrentamento da lógica da episteme racional ocidental, sobretudo, por meio das coordenadas delineadas por um “paradigma-outro” de pensamento (Mignolo, 2003) no contexto de colonialidade global. O dossiê pretende contribuir para divulgar estudos que abordem possibilidades epistêmicas outras, entre as quais se encontra a ótica citada, além de reafirmar a busca por uma pesquisa mais comprometida ética e historicamente com a conjuntura latino-americana, intensificando o diálogo com diferentes participantes para ampliar nossas perspectivas de construção de saberes decoloniais, reafirmando esse locus enunciativo, qual seja, o de hispanistas brasileiros e brasileiras interessados pela problemática das práticas de linguagem em cenários que englobem os seguintes aspectos: os espaços de enunciação fronteiriços (Sturza, 2010), transnacionais e superdiversos (caso dos cenários de migração/diáspora); a colonialidade da linguagem (Veronelli, 2016) e seus efeitos, sobretudo, no que se refere ao silenciamento de outras línguas, bem como os processos de racialização e suas repercussões nas práticas de linguagem; as políticas identitárias e seus desdobramentos na educação no contexto contemporâneo; a centralidade da linguagem e da educação para a redefinição de letramentos de reexistência (Souza, 2011) e de práticas interculturais críticas (Walsh, 2009), no confronto de práticas hegemônicas e sua relação com a produção de conhecimentos diversos; os diferentes hibridismos e formas de hibridização (da linguagem, da cultura) e suas implicações para a educação linguística, entre outros temas afinados com essa proposta. Nesse sentido, os artigos submetidos para esse dossiê devem contribuir para problematizar o que significa pensar e fazer pesquisa orientados por um paradigma-outro, de acordo com um enfoque decolonial e crítico, no âmbito do hispanismo brasileiro na contemporaneidade.
Além do dossiê proposto, a revista acolhe artigos acadêmicos e resenhas de livros ou de filmes sobre as diversas manifestações linguísticas, literárias, estéticas, sociais, políticas e históricas do universo hispânico na seção VARIA.
As contribuições para o Número 19 devem ser enviadas através do site da revista, prévio cadastro como Autor(a) realizado na seção Cadastro da página inicial, até 31 de março de 2021.
Link do site da revista: https://revistaabehache.com/ojs/index.php/abehache
As normas de publicação se encontram nas Orientações. Os trabalhos que não cumpram as normas não serão considerados. As contribuições recebidas serão submetidas a avaliação por pares. Os autores serão notificados sobre a recepção de seu trabalho e sobre o resultado da avaliação.
Organizadores do dossiê:
Drª. Lívia M T Rádis-Baptista (UFBA)
Dr. Valdiney Lobo (UNILA)