Descrição, análise e processamento linguístico (Teoria da Gramática)

Esta linha integra estudos de natureza descritiva ou teórica nas áreas de sintaxe, morfologia, semântica, fonética e fonologia, ou interfaces, em perspectiva inter/intralinguística e/ou sincrônica/diacrônica. Os trabalhos devem contribuir para o avanço da descrição, análise e documentação linguística, considerando as diferentes teorias e concepções de gramática, assim como de metodologias de tratamento de dados linguísticos. No ensejo da proposta da linha, integram também os estudos de aquisição, bilinguismo, multilinguismo e processamento linguístico, bem como a aplicação dos resultados desses estudos para a reflexão sobre o ensino de línguas e o entendimento de questões referentes ao contato entre línguas, à variação linguística e à mudança linguística.

Docentes

  • Carlos Felipe da Conceição Pinto

​​Interesses de pesquisa:Constituição e sociohistórica da língua espanhola na Espanha e na América; Sociolinguística Histórica e Contatos entre línguas na formação e história das línguas românicas; Mudanças gramaticais; variação socioespacial do espanhol atual; O papel do negro na formação da língua espanhola; Estudos sobre a ordem de palavras nas línguas naturais; Estudos de sintaxe comparada; focalização e clivagem; Interface entre sintaxe e estrutura da informação; Aquisição e mudança sintáticas; Variação (micro)paramétrica; Sintaxe das línguas românicas e germânicas medievais; Estudos sobre o efeito V2; Estudos sobre cartografia das estruturas sintáticas.

  • Jackson Wilke Cruz Souza

Pesquisas em Linguística computacional e Linguística de corpus com interface na descrição, análise e processamento (semi)automático de fenômenos linguísticos dos níveis sintático, semântico e discursivo/textual

 

  • João Paulo Lazzarini Cyrino

Interesses de pesquisa:Pesquisas descritivas, tipológicas ou teóricas, envolvendo a morfossintaxe das diversas línguas do mundo (incluindo português em suas tantas variedades). Estou particularmente interessado na relação entre morfologia e sintaxe, questionando as definições de palavra e classes gramaticais como universais. Meus trabalhos recentes utilizam-se de desenvolvimentos da linguística computacional e métodos quantitativos para identificar relações entre morfemas e, com isso, detectar padrões de comportamento entre as línguas, contribuindo, portanto com a Tipologia Linguística e com abordagens empíricas/estocásticas de gramática. 

  • Juliana Escalier Ludwig Gayer

Interesses de pesquisa: variação fonológica; estudos na área de fonologia e suas interfaces.

  • Lílian Teixeira de Sousa

Interesses de pesquisa: 1. sintaxe das línguas naturais, 2. sintaxe comparada, 3. Prosódia, 4. descrição, 5. Documentação e 6. Ecologia linguística.  

  • Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva

Interesses de pesquisa: Descrição, análise e explicação de aspectos da Morfologia e da Sintaxe do português na perspectiva da Teoria Gerativa.

  • Sonia Maria Lazzarini Cyrino
Interesses de pesquisa:Teoria gerativa: (a) sintaxe comparativa; (b) sintaxe diacrônica do português brasileiro