É objetivo do grupo centrar-se na identificação de aspectos interculturais durante a aquisição de línguas, problematizando práticas pedagógicas que provocam conflitos sobre identidades culturais dos aprendizes, em diálogo com teóricos da Pedagogia Crítica, Sociolinguística, Ciências Sociais e Linguística Aplicada. Integra o fórum do GT da ANPOLL Transculturalidade, Linguagem e Educação. As metas são: discussão de políticas linguísticas, questionando a ênfase das línguas hegemônicas na cultura de globalização da contemporaneidade; reflexão sobre o papel social do ensino-aprendizagem de línguas dentro da perspectiva da educação; identificação de espaços linguísticos de resistência, uso de línguas minoritárias nas interações sociais da comunidade; análise crítica das políticas de educação linguística em comunidades socialmente excluídas; investigação de práticas pedagógicas de ensino de línguas. Na primeira fase de atuação do Grupo, de 2004 a 2019, o grupo trabalhou com várias universidades nacionais e internacionais, Nessa nova fase, desde 2019, pretende-se reforçar o trabalho com universidades públicas da Bahia, como a UNEB e a UFRB.
Início
2004/2019
Pesquisadores do PPGLinC envolvidos
Denise Scheyerl, Flavius Almeida dos Anjos, Sávio Siqueira, Kelly Barros Santos, Ludimilia Souza da Silva, Cristiane Landulfo de Sousa