Filologia Textual e Linguística Histórica (Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita)

Esta linha abrange pesquisas que objetivam: estudar os modos de produção, transmissão, circulação, recepção e preservação dos textos, sobretudo verbais, mas também não verbais; construir diferentes tipos de edições especializadas; analisar, em perspectiva teórico-metodológica interdisciplinar, o desenvolvimento histórico das práticas sociais de ler e de escrever e a diversidade de funções e de distribuição da leitura e da escrita nas sociedades; descrever e analisar sincronias passadas e os processos de mudança que afetam as línguas naturais, em diferentes níveis de análise, considerando seus diferentes contextos e processos sócio-históricos.

 

Alícia Duhá Lose

Interesse de pesquisa: Filologia Textual; edições e análises de textos manuscritos; estudos da materialidade documental; estudos paleográficos, diplomáticos e codicológicos; história e práticas sociais da cultura escrita; estudos de acervos bibliográficos e documentais.

 

Alícia Duhá Lose

Interesse de pesquisa: Filologia Textual; edições e análises de textos manuscritos; estudos da materialidade documental; estudos paleográficos, diplomáticos e codicológicos; história e práticas sociais da cultura escrita; estudos de acervos bibliográficos e documentais.

 

Antônia Vieira dos Santos

Interesse de pesquisa: Morfologia e Léxico nas perspectivas sincrônica e diacrônica. Onomástica. 

 

Aurelina Ariadne Domingues Almeida

Interesse de pesquisa: História do sistema conceptual humano, categorização, conceptualização, metáforas e metonímias na perspectiva da semântica cognitiva sócio-histórica.

 

Arivaldo Sacramento de Souza

Interesse de pesquisa: Filologia Textual (teorias e métodos de edição); Paleografia: estudo das práticas de cultura escrita; Histórias das Palavras; Metalexicografia; Mudanças linguísticas na România.

 

Carlos Felipe Pinto

Interesse de pesquisa: Constituição sócio-histórica das línguas, em especial dos grupos românico e germânico, na Europa e na América; estudos gramaticais descritivos de fases passadas das línguas românicas e germânicas; estudos empíricos e teóricos sobre mudança linguística.

 

Célia Marques Telles

Interesse de pesquisa: O latim e a formação das línguas românicas; estudos em lexicografia românica; edição semidiplomática de textos manuscritos do Brasil, do período colonial até a atualidade; Edição de textos românicos com estudo em diversos níveis linguísticos; estudo de acervos documentais

 

Eliana Correia Brandão Gonçalves

Interesse de pesquisa: Edição de textos do período colonial e pós-colonial. Estudos do léxico, com foco no léxico onomástico (toponímia e antroponímia), na lexicografia e ensino e no estudo de campos semântico-lexicais. História do léxico de línguas românicas. Paleografia, história e práticas sociais da cultura escrita. Filologia em perspectiva decolonial, com foco na  circulação e na constituição de textos e discursos de violências e movimentos de resistências das minorias sociais e étnicas, em contextos de escravização. Tradição discursiva e história social da língua portuguesa.

 

Juliana Soledade Coelho

Interesse de pesquisa: Estudo do léxico comum e onomástico em perspectiva histórica, com ênfase em processos morfológicos de construção, em especial na derivação sufixal.

 

Mailson dos Santos Lopes

Interesse de pesquisa: Estudos do léxico (comum ou onomástico), da morfologia e da semântica de línguas do domínio românico, em perspectiva descritiva, sincrônica, diacrônica e/ ou cognitiva.

 

Norma Suely da Silva Pereira

Interesse de pesquisa: Filologia textual e estudos lexicais. Edição e análise de textos manuscritos datados entre os séculos XVI e início do XX. Estudos sobre as relações sociais e as práticas culturais relativas às mulheres, ao povo negro e à saúde.

 

Pedro Daniel dos Santos Souza

Interesse de pesquisa:

História social linguística do Brasil, com ênfase no contato entre línguas, nos períodos colonial e pós-colonial, e na difusão social da leitura e da escrita; Sociolinguística histórica e a formação sócio-histórica do português brasileiro; Sociolinguística de contato, educação indígena, políticas linguísticas e revitalização/retomada de línguas indígenas.

 

Risonete Batista de Souza

Interesse de pesquisa: Mudanças linguísticas na România, Lexicologia e Filologia Textual. 

 

Tânia Conceição Freire Lobo

Interesse de pesquisa:

História social do português brasileiro, com destaque para dois tópicos: a questão do contato entre línguas no período colonial e pós-colonial e a questão da difusão social da leitura e da escrita no Brasil.