Laboratório de Ciências da Fala - LAFALA

Linha de Pesquisa:
Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade
Resumo:

O Laboratório de Ciências da Fala (LAFALA) congrega pesquisadores e estudantes da Universidade Federal da Bahia e de outras universidades brasileiras (UFRGS, UFSC, UFFS e UESB) e estrangeiras (Universidade de Londres, University College London) e tem como objetivos centrais evidenciar e alavancar pesquisas acerca dos diversos aspectos relacionados à fala. Atuando, principalmente, em áreas como a Psicolinguística, a Fonética Experimental, a Sociofonética e a Fonologia de Laboratório, o LAFALA procura elevar a discussão do estudo da área. Além disso, para fomentar e refinar o diálogo sobre os fenômenos da fala (p.ex., desenvolvimento, atrito, variação etc.), mesmo possuindo um foco nas áreas da fonética e da fonologia, ancoradas em abordagens experimentais, o LAFALA busca investigar questões de interface com outros níveis linguísticos, incluindo o morfológico, sintático, semântico e o pragmático. “Fonologia como Pragmática” (ALBANO, 2020) é de especial interesse. Além da Linguística, outras ciências que se debruçam sobre o estudo da fala, como, por exemplo, a Psicologia, a Fonoaudiologia, a Comunicação social, a Engenharia Acústica, a Computação e a Neurociência, são bem-vindas.

Pesquisadores do PPGLinC envolvidos

Felipe Flores Kupske