Linguística Aplicada

Esta linha compreende e integra estudos em Linguística Aplicada, considerando as suas diferentes configurações teóricas e metodológicas e a sua relação com variadas áreas do saber, com enfoque no ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas, nas políticas linguísticas, nas políticas de ensino de línguas, nos multiletramentos, nas tecnologias educacionais e nos estudos interculturais e críticos relativos às diversificadas práticas sociais da linguagem na contemporaneidade.

Docentes

  • Cristiane Maria Campelo Lopes Landulfo
Formação docente, questões étnico-raciais e de gênero no ensino de línguas estrangeiras. 
Educação intercultural, materiais didáticos de línguas, políticas linguísticas, Educação Linguística para crianças,  estudos decoloniais, italiano como língua de herança, sexismo linguístico, Literatura afrodiaspórica de língua italiana e pluralidade linguístico-cultural do italiano.
 
  • Denise Maria de Oliveira Zogbhi
Linguística Aplicada Crítica em interface com a Análise Crítica do Discurso, letramento, construção de identidades, questões de gênero, sexualidade, racismo e educação inclusiva. 
 
  • Domingos Sávio Pimentel

​​Interesses de pesquisa:Formação de professores de línguas, pedagogia crítica e ensino de línguas, inglês como língua franca, ingleses mundiais, estudos decoloniais, abordagens críticas para o ensino de línguas, educação intercultural, imperialismo linguístico, translinguagem e educação linguística, globalização, mobilidade e ensino/aprendizagem de línguas, Educação bi/multi/plurilíngue, CLIL.

  • Edleise Mendes

​​Interesses de pesquisa:Educação linguística intercultural; Abordagens interculturais e críticas para o ensino de línguas; Língua, cultura e identidade; Produção de materiais didáticos para o ensino de línguas; Formação de professore(a)s de línguas; Língua portuguesa: materna e estrangeira/segunda; Políticas linguísticas; Desenvolvimento de cursos e recursos digitais para o ensino de português língua estrangeira / segunda língua; Uso das TICs para a oferta de cursos de línguas on-line.

  • Fabiano Silvestre Ramos

Interesses de pesquisa:Ensino e aprendizagem de línguas; formação de professores de línguas; emoções em relação com diferentes conceitos: linguagem, identidade e crenças; metodologia de ensino de línguas; teoria sociocultural.

  • Felipe Flores Kupske

Interesses de pesquisa:Fonética e Fonologia aplicadas ao ensino de línguas; Ensino de oralidade; Produção e percepção dos sons da fala; Inteligibilidade e Compreensibilidade; Treinamento perceptual; e Modelos Dinâmicos Complexos.

  • Fernanda Mota Pereira

Interesses de pesquisa:Linguística Aplicada, especialmente, Linguística Aplicada Crítica; formação de professores de línguas estrangeira; ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, especialmente, em escolas públicas; educação linguística; educação decolonial; literatura e ensino de línguas estrangeira; questões étnico-raciais e de gênero no ensino de línguas estrangeiras. Projeto de Pesquisa: Educação em Narrativas: Experiências em Contextos de Aprendizagem.

  • Gilvan Muller de Oliveira

Interesses de pesquisa: No âmbito da Cátedra UNESCO em Políticas Linguística para o Multilinguismo: políticas linguísticas, educação linguística, internacionalização, fronteiras e diásporas, economia linguística, direitos linguísticos, tradução e acessibilidade, TICs, geopolítica das línguas, línguas minorizadas.: 

  • Júlio Neves Pereira

Interesses de pesquisa: Didatização da linguagem multimidiática; práticas de multiletramentos; formação de professores; a tecnologia na ação docente; pedagogia dos multiletramentos. Letramentos críticos.  

  • Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista

Estudos decoloniais, contra-coloniais e pós-coloniais e Linguística Aplicada: foco nas dimensões ontológico-epistêmica e praxiológica;  pedagogias decoloniais e contra-coloniais no Sul Global; linguagens e educação: questões de gênero e étnico-raciais;  migração e diáspora com foco na vulnerabilidade linguística; abordagens críticas, decoloniais e translíngues no ensino de línguas (com ênfase para o espanhol e português) e na formação de professores de línguas e pesquisa netnográfica na Linguística Aplicada.

  • Márcia Paraquett Fernandes

Interesses de pesquisa:Formação de professores de línguas; Estudos Culturais voltados à América Latina; Interculturalidade e Decolonialidade; Políticas linguísticas relativas ao Espanhol.

  • MárciaMaria Inês Pobst Lucena

Interesses de pesquisa:Formação de professores de línguas; Estudos Culturais voltados à América Latina; Interculturalidade e Decolonialidade; Políticas linguísticas relativas ao Espanhol.

  • Maria Luísa Ortiz Alvarez

Interesses de pesquisa:Português como Língua de Herança, ensino e pesquisa; Formação de professores de línguas; Processos de ensino e aprendizagem de línguas;  Estudos fraseológicos: Pesquisa e ensino.

  • Rita Maria Ribeiro Bessa

Interesses de pesquisa:Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras;  Abordagens interculturais e críticas para o ensino de línguas estrangeiras;   Formação de professores de línguas estrangeiras; Produção de materiais didáticos para o ensino de línguas estrangeiras..

  • Simone Bueno
Interesses de pesquisa:  Ensino de língua materna, tecnologias educacionais, estudos dos letramentos e multiletramentos, formação de professores.
  • Terezinha Oliveira Santos

Interesses de pesquisa: Estudos decoloniais em suas intersecções de raça, gênero, território e linguagem; letramento racial crítico; formação de professores