Nêmesis - Estudos do Léxico e da História da Língua Portuguesa

Líder:
Americo Venancio Lopes Machado Filho
Linha de Pesquisa:
Linguística Histórica, Filologia e História da Cultura Escrita / Dialetologia e Sociolinguística
Resumo:

O Grupo de Pesquisa Nêmesis, certificado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 22 de maio de 2013, funda-se sobre o interesse de investigar a história da língua portuguesa, com maior ênfase sobre a história de seu léxico e dos textos do período arcaico do português nos modelos teóricos da Lexicografia e da Lexicologia, incluindo-se também os modelos e técnicas da Filologia e a relação entre léxico e ensino. Está sediado no Instituto de Letras (ILUFBA) e associado ao Programa de Pós-Graduação em Lingua e Cultura (PPGLinC), da UFBA.

Início:  2013

O grupo conta com pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa, dentre os quais:

Lisana Rodrigues Trindade Sampaio

Vice-líder do Grupo Nêmesis, professora adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Ana Maria García Martin

Professora catedrática da Universidade de Salamanca – Espanha.

Paulo José Tente da Rocha Santos Osório

Professor Associado com agregação da Universidade da Beita Interior (UBI) – Portugal.

Mantém o grupo vínculo com:

Centro de Estudo de Linguística Geral e Aplicada da Universidade de Coimbra (CELGA-ILTEC), Portugal.

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa (NEHiLP), da Universidade de São Paulo (USP).