Programa de Aquisição e Ensino do Português - PROAEP

Líder: 
Elizabeth Reis Teixeira
Linha de Pesquisa: 
Aquisição de Línguas, Tradução e Acessibilidade
Resumo: 

O PROAEP originou-se da necessidade de integrar os estudos desenvolvidos, nas áreas da Aquisição da Linguagem, Aprendizagem e Ensino do Português e Linguística Clínica

O projeto AQUISIÇÃO DA FONOLOGIA POR FALANTES DO PORTUGUÊS (iniciado em 1987) resultou na constituição, em 1994, do Perfil do Desenvolvimento Fonológico em Português (PDFP).

A partir de 1998, foi iniciado o projeto ADAPTAÇÃO, VALIDAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS MACARTHUR DE DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO (CDI’s) PARA O PORTUGUÊS BRASILEIRO - dois protocolos de avaliação e diagnóstico evolutivo para a utilização de gestos significativos; compreensão de vocabulário; produção de vocabulário; e complexidade frasal de crianças de idades de 8 a 16 meses e de 16 a 30 meses, a fim de traçar um perfil maturacional para subsidiar práticas clínicas e psicopedagógicas. Este projeto continua em curso, em conclusão da fase de NORMATIZAÇÃO DOS INVENTÁRIOS.

Mais recentemente, o programa abrigou, também projetos na área de Estudos Surdos: A SITUAÇÃO LINGÜÍSTICA DA CRIANÇA SURDA FRENTE AO DESAFIO DO LETRAMENTO: PROBLEMA DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, que investigou a aquisição tardia da língua por crianças em escolas para surdos na cidade de Salvador (apoiado pela FAPESB e concluído em 2013); ADAPTAÇÃO DOS INVENTÁRIOS COMUNICATIVOS DE DESENVOLVIMENTO PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (em curso); e, a partir de 2017, com apoio da FAPESB, o projeto IDADE DE AQUISIÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE COMUNICATIVA NO ALUNO SURDO.

O estudo de manifestações linguísticas atípicas (patológicas) que afetam o desenvolvimento da linguagem e/ou da fala em indivíduos falantes do Português, foram desenvolvidos através dos projetos PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA DISLALIA, PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA DISLEXIA e PROCESSOS DE SIMPLIFICAÇÃO FONOLÓGICA NA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, que resultaram em dissertações e teses defendidas no Programa.

Início: 1987

Sites

 https://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=82

 https://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=83

 https://www.moodle.ufba.br/course/view.php?id=6666

https://mb-cdi.stanford.edu/