Submissão de artigo Revista a Cor das Letras (UEFS) 20/10/2021 a 20/07/2022

É com alegria que convidamos para participar com a submissão de artigo para o dossiê Ensino de Língua, Práticas de Linguagem e Tecnologias: dimensão ética e responsabilidade social, organizado pelos professores Dr. José António Marques Moreira (Universidade Aberta de Portugal), Drª Obdália Santana Ferraz Silva (Universidade do Estado da Bahia/UNEB) e Drª Úrsula Cunha Anecleto (Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS), a ser publicado pela Revista A Cor das Letras, qualis A3 (novo qualis). O prazo para submissão será até dia 20/07/2022. Publicação do dossiê: dezembro 2022.

Ementa:

O dossiê tem o objetivo de reunir artigos que apresentem pesquisas com interface entre Estudos Linguísticos e Educação, com foco na formação e na prática docente em diferentes dimensões e espaços educativos (formais e não-formais), níveis e modalidades de escolarização, incluindo a docência universitária, cujas discussões articulem o domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação ao campo da linguagem e/ou ao ensino de língua, da formação, da ética, da humanidade e da responsabilidade social. Entendemos que as diferentes dimensões dos processos formativos enfrentam, na contemporaneidade, desafios diversos, mas a responsabilidade social e a ética constituem valores basilares, capazes de alicerçar o agir intencionado dos sujeitos envolvidos em atos educativos. Nesse sentido, refletir acerca dos valores éticos e sociais no processo de ensino da língua torna-se essencial para uma Educação que se quer justa, de qualidade e comprometida com a formação de uma sociedade mais humana, democrática e equitativa. A expectativa é de que os artigos que integrem o dossiê apresentem resultados de estudos ou de pesquisas que acionem as práticas de linguagem, entendo-as como formas culturalmente sensíveis de usar a leitura, a escrita e a oralidade em diversos eventos sociocomunicativos, mobilizados pelas mídias impressas ou digitais, levando-se em consideração a diversidade de linguagens presentes no contexto social atual e a necessidade de instauração de outros/novos procedimentos éticos em ações interativas nas mais diversas esferas de comunicação.

Tipo de Chamada: