Esta linha abarca estudos interdisciplinares acerca de interconexões entre linguagens, cognição, texto e discurso, bem como entre cultura, sociedade, história e ideologia, com base em premissas da Linguística Cognitiva e/ou da Teoria da Complexidade e/ou da(s) Análise(s) de Discurso e/ou da Linguística Textual , ainda, de outras áreas do saber. Três são as perspectivas da linha: linguagem e cognição, linguagem e discurso e linguagem e texto podendo ser o viés metodológico quantitativo, ou qualitativo, ou, ainda, quali-quantitativo; a abordagem, sincrônica ou diacrônica, e o corpus, mono ou multimodal.
Docentes:
Interesses de pesquisa: Estudos do Discurso e Enunciação, com foco na circulação e constituição de discursos sobre educação em diferentes instâncias; estudos sobre leitura e escrita em contexto acadêmico.
Interesses de pesquisa: história do sistema conceptual humano, categorização, conceptualização, metáforas e metonímias na perspectiva da semântica cognitiva sócio-histórica
Interesses de pesquisa: Análise Crítica do Discurso (ou Estudos Críticos do Discurso), com foco nas representações das relações abusivas de poder no discurso hegemônico (política, mídia, educação etc.) em suas mais diversas modalidades (verbal, não-verbal, escrito, oral etc.); Análise Crítica do Discurso e ensino.
-
Juliana Soledade Barbosa Coelho
Interesses de pesquisa: acerca do léxico (comum e onomástico) e da morfologia em perspectiva construcional e da semântica cognitiva, com foco em processos de categorização, teoria da metáfora conceptual, teoria dos frames.
Interesses de pesquisa: Estudos críticos das linguagens, sobretudo a multimidiática (presentes em suportes tanto da tela quanto do papel), nas várias práticas sociais por meio de instrumental analítico advindo da Análise Crítica do Discurso e da Semiótica Social bem teorias afins que auxiliam na compreensão dos fenômenos. Construção da identidade sociossemiótica do homem e da mulher negra em sites de grande circulação e em redes sociais.
Interesses de pesquisa: Estudo do texto como evento dialógico, linguístico-semiótico, falado, escrito, abarcando, pois, não somente o signo verbal, mas também os demais signos no seio social (imagens, sinais, gestos, meneios da cabeça, elementos pictóricos, gráficos etc.); Estudo das principais perspectivas teórico-metodológicas em Análise do discurso, consoante abordagem francesa representada por Pêcheux e Maingueneau.
-
Palmira Virginia Bahia Heine Alvarez
Interesses de pesquisa: Análise de discurso de vertente pecheutiana com foco nos estudos de questões de gênero, na constituição identitária-discursiva, no corpo, na mídia impressa e digital e no campo político. Relação entre discurso, memória, ideologia, silêncio e história em materialidades diversas.
Interesses de pesquisa: Análise do Discurso de orientação francesa, Teoria Semiolinguística e Análise do Discurso em diálogo com outras áreas do conhecimento como a Retórica, a Literatura, a Psicologia e a História.